Backup de alguns tutoriais do Po.B.R.E.

Iniciado por Lobim, Fevereiro 26, 2025, 00:29:15 AM

tópico anterior - próximo tópico

Lobim

Já tem alguns anos que o Po.B.R.E. não passa por mais atualizações e tampouco há previsão de que, entre outras questões, os tutoriais que antes estavam upados sejam repostos.

Recentemente fui verificar um HD antigo e vi que tinha o backup de alguns deles. Com isso, postei-os num drive e estou disponibilizando a quem interessar.

ÍNDICE:
• Achando os ponteiros do jogo Top Gear 3000 (método alternativo) [PT-BR] [A-denim G-Nenhum] [A-2010]
• Aplicando um arquivo de tradução [PT-BR] [A-Lynx G-Central MiB] [V-1.0 A-2005]
• Aprenda a criar uma tabela sem busca relativa [PT-BR] [A-Master P. G-Tradu-GameX] [A-2008]
• Aprendendo a acentuar e traduzir com o acento [PT-BR] [A-MegaMan_Exe G-TransFac] [A-2005]
• Como aplicar uma tradução de PS1 [PT-BR] [A-Ode G-TransFac] [A-2005]
• Como criar uma tabela [PT-BR] [A-Wolfwood G-Monkey's Traduções] [A-2008]
• Como traduzir ROMs de NES, SNES e GB [PT-BR] [A-Japa Boy Junior G-Trans-Center] [V-1.2 A-2003]
• Como verificar a porcentagem de sua tradução [PT-BR] [A-Wanzeler G-Bocafig Translations] [A-2001]
• Compressão em ROMs de SNES [PT-BR] [A-Czar Dragon e Junior Martucheli G-Trans-Center] [A-2003]
• Criação de tabelas em japonês [PT-BR] [A-Conner_MacLeod e GreenGoblin G-Hexagon] [A-2000]
• Criando e aplicando arquivos PPFs [PT-BR] [A-SK50 e Master G-SK50 Translate e Made in Brasil] [A-2003]
• Curso Fudeba de ASM [PT-BR] [A-Daniel J. Caetano G-Amusement Factory] [A-2001]
• Descompressão de gráficos de SNES [PT-BR] [A-Wanzeler G-Bocafig Translations] [A-2002]
• Dicas & truques para o Tile Layer Pro [PT-BR] [A-Unknown G-Tradu-Roms] [A-2004]
• Dicas do Tio Anime - Capítulo 1 [PT-BR] [A-Anime_World G-Trans-Center] [A-2009]
• DTE e MTE - Definição, procura e alteração [PT-BR] [A-GreenGoblin G-Hexagon] [A-2002]
• Entendendo o funcionamento de fontes [PT-BR] [A-Odin G-Templo do Odin] [A-2003]
• FAQ da Hexagon [PT-BR] [A-GreenGoblin G-Hexagon] [A-2002]
• Fontes [PT-BR] [A-KnolanCross G-Nenhum] [A-2007]
• Hacking de TileMaps de Ys'III [ES][A-Dark-N][V-1.0 A-2003-2009]
• Headers de Genesis [PT-BR] [A-Anime_World G-Trans-Center] [A-2005]
• Incluindo acentos em ROMs de SNES [PT-BR] [A-Wanzeler G-Bocafig Translations] [A-2001]
• Manual 16 bits [PT-BR] [A-Dhuan G-TransFac] [A-2004]
• Manual de utilização do Monkey-Moore versão 0.4 beta [PT-BR] [A-Fallen_Soul G-Trans-Center] [V-0.1 A-2009]
• Mapeando e editando gráficos 16x8 embaralhados – Tilemaps [PT-BR] [A-Lobim G-Monkey's Traduções] [V-1.0 A-2018]
• Modificando a tela de título em jogos de Gameboy [PT-BR] [A-Catalyst e Wolf G-BR Games] [A-2002]
• NES - Gráficos embaralhados [PT-BR] [A-spyblack G-Trans-Center] [A-2009]
• O fascinante mundo do ROMHacking [PT-BR] [A-Pablito, RiFF e Fallen_Soul]
• O livro branco do romhacking [PT-BR] [A-Fserve e sl0wy G-Tradu-Roms] [V-1.2 A-2004]
• Patching - Criação e inserção [PT-BR] [A-Wolfwood] [V-1.0 A-2009]
• Ponteiros - Uma missão difícil, mas não impossível [PT-BR] [A-Gambas G-Trans-Center] [V-1.15 A-2003]
• Ponteiros [PT-BR] [A-GreenGoblin G-Hexagon] [A-2000]
• Ponteiros de Game Boy [PT-BR] [A-Kuwanger G-Romhack BR] [A-2001]
• Ponteiros de NES [PT-BR] [A-Andrey G-BR Translations] [A-2002]
• Romhacking passo-a-passo [PT-BR] [A-Marvin Dalkiri G-Monkey's Traduções] [V-1.0 A-2009]
• Tile Molester - Básico [PT-BR] [A-Welblade G-Central MiB] [V-2.0 A-2008]
• Tile Molester - Modificando paletas internas - GBA [PT-BR] [A-Welblade G-Central MiB] [V-1.0 A-2008]
• Tilemaps - Identificação, alteração e aplicações [PT-BR] [A-Knirt G-Nenhum] [V-1.0 A-2009]
• Tradução em grupo - A técnica do arquivo Hodin [PT-BR] [A-Odin G-Hexagon] [A-2001]
• Traduzindo jogos de celular [PT-BR] [A-PirateAlx G-POBRE] [V-1.1 A-2008]
• Tutorial de tradução de Nintendo 64 [PT-BR] [A-Dr. X G-Central MiB] [A-2005]
• Tutorial simplificado de tradução de jogos (ilustrado) [PT-BR] [A-Seven G-Tradu-GameX] [V-beta A-2008]

Link do drive: https://drive.google.com/drive/folders/1aFThIpcJhQD5Y2-PROb1Kd19x4SkDaDZ?usp=sharing

A maioria, como podem ver, é bem antigo. No entanto, embora alguns, talvez a maioria, estejam bem desatualizados, penso que talvez possa ser útil a alguém.
Itinerante

Dindo

Valeu, Lobim! Sempre é importante preservar tutoriais. :lagrimasdealegria:

Solid One

Bacana.

Ae Lobim, além de tutoriais, tu teria outros materiais do POBRE no teu HD? Tava querendo resgatar essa ferramenta aqui, por exemplo: https://romhackers.org/utilitarios/jogos-especificos/castlevania-order-of-ecclesia-tools/
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

kuroi

Citação de: Solid One online Fevereiro 26, 2025, 10:17:39 AMBacana.

Ae Lobim, além de tutoriais, tu teria outros materiais do POBRE no teu HD? Tava querendo resgatar essa ferramenta aqui, por exemplo: https://romhackers.org/utilitarios/jogos-especificos/castlevania-order-of-ecclesia-tools/
Então... Eu acho que tenho aqui esse código do Hyllian. Eu lembro que usei ele como estudos pra fazer as minhas primeiras Tools de Dumper/Inserter...
君の夢が叶うのは誰かの影じゃないぜ。
風の強い日を選んで走ってきた。

Lobim

Infelizmente essa ferramenta eu não tenho. Tenho algumas mais genéricas salvas, mas acredito que a maioria esteja disponibilizada (e provavelmente em versões mais atualizadas em alguns casos) facilmente no RHDN.
Itinerante

Thales_MA

Just do it

tvtoon

Está em anexo, vou criar um torrent com tudo e enfiar uma ligação magnética em breve, é complicado colocar esse tipo de coisa no Web Archive.

Solid One

Citação de: Lobim online Março 03, 2025, 18:43:16 PM

Infelizmente essa ferramenta eu não tenho. Tenho algumas mais genéricas salvas, mas acredito que a maioria esteja disponibilizada (e provavelmente em versões mais atualizadas em alguns casos) facilmente no RHDN.

De boa. Por sorte, o Kuroi tinha essa tool salva e eu peguei com ele. Ele tinha tanto o código dela, como os binários compilados, o que surpreendentemente serviu pra ensinar muitos romhackers a desenvolver tools.

Citação de: tvtoon online Março 18, 2025, 12:39:34 PM

Está em anexo, vou criar um torrent com tudo e enfiar uma ligação magnética em breve, é complicado colocar esse tipo de coisa no Web Archive.

Ae, além de tutoriais, tem mais coisas do POBRE que possa upar nesse torrent, como traduções e hacks por exemplo? Acho que seria uma boa ter isso também, considerando que boa parte do POBRE tá com links quebrados.
"Quem não vive para servir, não serve para viver."

tvtoon

Eu nunca coloquei porque ninguém pediu, fiz o depósito no Web Archive (que é um saco para fazer a hierarquia) justamente porque alguém aqui queria.
Por enqüanto, vou colocar só esses utilitários porque eu preciso dar uma olhada no que eu não subi lá.

magnet:?xt=urn:btih:6d185d6eac5f0741a0d7c20f7164c449b972d2ee&dn=utilitarios&tr=udp%3A%2F%2Fopen.stealth.si%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.leechers-paradise.org%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.coppersurfer.tk%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.opentrackr.org%3A1337&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.uw0.xyz%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80

Tutoriais...

magnet:?xt=urn:btih:8c0707fdd2adf767695f19298b09154c4ac19744&dn=tutoriais&tr=udp%3A%2F%2Fopen.stealth.si%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.leechers-paradise.org%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.coppersurfer.tk%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.opentrackr.org%3A1337&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.uw0.xyz%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80

E os internacionais...

magnet:?xt=urn:btih:1568092971d9d691450e3d9a232d78bd922d7ab3&dn=tutinter&tr=udp%3A%2F%2Fopen.stealth.si%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.leechers-paradise.org%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.coppersurfer.tk%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.opentrackr.org%3A1337&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.uw0.xyz%3A6969&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80

AVISO: NÃO ME RESPONSABILIZO PELO CONTEÚDO DESSES ARQUIVOS, OU O QUE O SEU SISTEMA/ANTIVÍRUS VAI ALERTAR! A esmagadora maioria foi pega e somente repassada, não cadastrei nem sequer abri boa parte dos utilitários e tutoriais disponíveis, muitos com PDF.

É importante também alertar que tenho muito, mas não tudo o que foi posto no portal, em matéria de tutoriais nacionais é qüase tudo.